São Paulo, setembro de 2015 – Os valores de venda dos imóveis na cidade de São Paulo mostraram valorização de 103% entre 1975 e 2015, o que representa um aumento médio anual de 1,8% ao longo dos últimos 40 anos. Esta valorização foi calculada descontando-se a inflação do período pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Os dados pertencem ao Índice FipeZAP Histórico, estudo inédito desenvolvido pelo ZAP e pela Fipe, que mostra a evolução dos preços de venda dos imóveis na capital paulista desde junho de 1975. Segundo o índice, os valores de venda dos imóveis em São Paulo entraram em um ciclo de alta em meados dos anos 2000 após duas décadas de queda.
Por outro lado, ao se considerar o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), os valores de venda de imóveis em São Paulo ficam no mesmo patamar de 1975. O cenário, no entanto, não significa estagnação de preços, pois, ao longo do período os valores oscilaram de forma significativa. Para se ter ideia, somente entre 2005 e 2015, os preços dos imóveis subiram 140% acima da variação dos custos da construção.
“A construção do Índice FipeZAP Histórico foi dificultada pela grande volatilidade da inflação nos anos 1980 e 1990. Por isso, o estudo apresenta séries deflacionadas pelo IPCA, pelo INCC e pela cotação do dólar já descontada a inflação nos Estados Unidos”, explica Eduardo Zylberstajn, economista da Fipe. “Fipe e ZAP estão fazendo um esforço há dois anos para reconstituir a história do mercado imobiliário no Brasil e esse é o primeiro passo”, afirma.
É importante ressaltar que, ao ajustar os valores dos imóveis pela cotação do dólar, os preços atuais estão no mesmo patamar registrado em 1979. Também neste caso, os valores oscilaram ao longo dos anos e esse patamar foi atingido recentemente – apenas em 2015, o preço médio dos imóveis caiu -17% quando medidos na moeda americana.
O Índice FipeZAP Histórico foi divulgado nesta quinta-feira durante o Painel FipeZAP, evento organizado anualmente pelo ZAP e pela Fipe para apresentar o desempenho do setor imobiliário para as principais instituições financeiras e as principais corretoras, incorporadoras e construtoras do país. “Com a divulgação do Índice FipeZap Histórico queremos fornecer uma melhor compreensão da dinâmica do setor imobiliário nas últimas décadas aos profissionais e executivos do mercado”, diz Zylberstajn.
Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.
Sobre o ZAP – O ZAP (www.zapimoveis.com.br) é o maior portal imobiliário do Brasil. Empresa do Grupo Globo, o site se destaca por reunir o maior e mais qualificado número de ofertas, além de soluções e informações para quem quer alugar, comprar ou vender. Com uma base de dados atual e confiável, o ZAP também fornece informações estratégicas para analistas do Brasil e do exterior sobre as relações entre a oferta e a demanda de imóveis em todo o País. Possui mais de 7 milhões de usuários e mais de 11 milhões de visitas por mês às suas mais de um milhão de ofertas listadas.
Informações à imprensa
Marília Carrera – (11) 9-5361-8041
marilia.carrera@economidia.com.br
Livia Wachowiak Junqueira – (11) 99759-3416
livia.junqueira@economidia.com.br
6 de janeiro de 2016
FipeZAP