Em evento para incorporadoras, ZAP sinaliza movimento de recuperação do mercado imobiliário e aponta para represamento da demanda

31 de agosto de 2017

Agenda de Eventos, FipeZAP, Releases

Maior portal imobiliário do Brasil, ZAP realiza evento em São Paulo para apresentar panorama e expectativas para o mercado nacional 

O mercado imobiliário está iniciando um movimento de recuperação. Segundo Eduardo Schaeffer, CEO do ZAP, a demanda por imóveis, seja para comprar ou alugar, está reprimida e, com as perspectivas positivas para o mercado, a tendência é que esse represamento gere aquecimento intenso do mercado. “A grande questão é exatamente saber quando isso vai ocorrer, já que dependemos de fatores políticos e macroeconômicos. Porém, sem dúvida, vemos o mercado pendendo para a retomada dos investimentos e, quando o ritmo acelerar, será um movimento de alta intensidade”, analisou na última semana durante evento para incorporadoras realizado em São Paulo (SP).

Segundo o último Raio-X FipeZAP, que consiste em uma pesquisa de mercado, foi identificado que as transações com descontos passaram de 75,5%, em junho de 2016, para 72% um ano depois. E, no mesmo período, os descontos caíram de 9,4% para 8%. Segundo o Raio-X, a diminuição ocorreu porque os preços anunciados dos imóveis também caíram – demonstrando a intenção do mercado de realizar negócios.

“Outro fator decisivo para a retomada do mercado é o financiamento bancário. Com a sinalização de que as instituições estão propensas a conceder crédito novamente, as expectativas são muito positivas. Hoje, apenas 9,8% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil é destinado a financiamentos imobiliários. Na Europa, essa relação é de 23%; nos EUA de 60%”, ressaltou o CEO.

Chamado “Café com as Incorporadoras”, o evento teve como objetivo dividir informação e dados sobre o mercado primário de imóveis (imóveis novos) para auxiliar os players do segmento a se prepararem para retomada. Durante o evento, o ZAP também apresentou às incorporadoras soluções que ampliam a eficiência e os resultados do setor – passando, especialmente, pelo atendimento dado ao cliente final.

Também foi apresentado para as incorporadoras soluções da DataZAP, braço de inteligência do ZAP, que realiza pesquisas e estudos de consultoria para as mais diversas situações, como compra do terreno, concepção do empreendimento e pré-lançamento do empreendimento. Para isso, o ZAP realiza testes de produtos a partir de sua ampla base de dados, estudos sobre oferta e demanda, estimativas de preços, entre outras soluções.

Durante o evento, representantes das incorporadoras, agências de marketing, analistas de mercado e corretores também tiveram acesso a informações sobre inteligência artificial, a partir de uma palestra da IBM sobre seu sistema Watson, e sobre estratégias do uso deste tipo de inteligência para melhorar a experiência do usuário (a partir de ofertas assertivas) ou oferecendo informações mais completas sobre os leads gerados aos incorporadores.

Posts Relacionados

ZAP e Viva Real se unem e criam o Grupo ZAP Viva Real

17 de novembro de 2017

Institucional, Releases, ZAP na mídia

Os dois maiores portais imobiliários do Brasil vão revolucionar o mercado, com o aproveitamento de sinergias, aumento da oferta de serviços e melhorias na experiência dos clientes  Em busca de somar sinergias e oferecer soluções ainda mais completas e inteligentes para o mercado, os dois principais portais de anúncios imobiliários do Brasil se unem em […]

Leia Mais

ZAP and Viva Real merge with major potential to disrupt the real estate industry in Latin America

17 de novembro de 2017

Institucional, Releases, ZAP na mídia

Two digital real estate market leaders are now part of the same group. The portals ZAP and Viva Real and their companies Geoimovel, suahouse, sub100 and DataZAP will become Grupo ZAP Viva Real ZAP, a Grupo Globo company, the largest media and communications conglomerate in Latin America, began operations in 2000. The company’s site currently […]

Leia Mais